CONHECER E ENTENDER PARA CRER
Conhecer e entender para Crer é um resumo pratico a cerca da Igreja Cristã, que está a aproximadamente 2.000 anos em atividade, diversos movimentos e cismas aconteceram por interesses ou diferença na interpretação, mas nossa missão não é afrontar sua fé e nem mudar mas apresentar a igreja primitiva de forma que você possa ter com clareza a razão que motiva sua fé.
Espero que goste deste conteúdo e nos ajude levar a palavra a muitos povos e nações, Venha conosco ser um mensageiro do Reino.
Capitulo 1
Conhecer e entender para Crer O Cristianismo difundido a mais de 2.000 anos é certamente a religião que agrega o maior numero de seguidores no Mundo até o Ano 2020, seguida por Islamismo e hinduísmo, cada uma com suas práticas, fé, conceitos e doutrinas.
O Brasil se destaca por sua ampla maioria cristã, como todas as religiões existem suas ramificações e claro quanto mais ramifica mais longe fica do caule, que é a sequência direta da raiz.
A base de ensinamento pratica e fé do Cristão é a Bíblia Sagrada conjunto de livros que guarda toda a verdade e torna Deus conhecido do povo, pelos testemunhos, profecias e relatos ali contidos, Certamente a complexidade pela variação de tempo, espiritualização dos temas pelo discernimento e capacidade de revelação e interpretação das profecias acabou se criando seguimentos e grupos ditos cristãos, com práticas tão distintas que em nada se parecem com Jesus pregado pelo Apóstolo João, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, único ser que veio em carne e na sua vida e morte se cumpriram fielmente centenas de profecias ditas por Isaias, Miqueias, Zacarias, Davi e outros. Encontramos profecias que somente em Jesus se cumpriram, outras que irão ainda se cumprir e estão de Gênesis ao Apocalipse, e não deixam dúvidas que ele é o Messias o enviado o Cristo.
Para ser cristão é preciso estar dentro do conceito estabelecido pelo Próprio Jesus, obviamente sobre um tema que ele ensinou existe uma verdade e não algumas verdades, por isso se um ler os ensinamento e entender de uma forma outro entender de outra, um pode estar certo ou todos errados, não há como os dois estar certos extraindo praticas diferentes a cerca do mesmo ensinamento, Veja o que disse Timóteo: "Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra. (2 Timóteo 3:16-17)‟‟.
Então a partir de agora vamos demonstrar algumas diferenças de grupos cristãos distintos, aos quais peço licença para em alguns casos citar nomes como referência, de modo algum entendam como crítica ou acusação de qualquer natureza, como está escrito: Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Efésios 4:4,5.
É uma promessa ter uma igreja sendo o corpo e Cristo a cabeça, igreja preparada para ser arrebatada a qual o próprio Jesus edificou na terra e elegeu como noiva, então precisamos saber que igreja é essa onde foi edificada, quais ensinamento e como se comportava esta igreja, isso tudo conforme registrado nas escrituras.
Distinção de Grupos
Não temos condições de fazer com profundidade esta análise em cada grupo, pois daria uma enciclopédia, mas apenas considerando as bases que são visíveis por todos e dando assim o estímulo para em cada grupo aqui citado se busque todas as informações que julgar necessário com ampla pesquisa.
Entre os Cristãos ou adeptos seguidores de Jesus Cristo Encontramos muitas diferenças seja na doutrina ou nos costumes, vamos citar alguns aqui para ilustrar por ex: uns guardam o Sábado outros não, para uns dízimo é obrigatório outros não tem como obrigação e alguns abominam tal prática, para uns mulher usar calça comprida, joias, cortar cabelo, usar pinturas e tatuagens é proibido para outros não tem nada a ver. Para uma grande parte a Mulher não pode exercer o Sacerdócio, mas existe uma grande corrente que as elevam aos títulos de Pastoras, Bispas ou Apóstolas, o Divórcio e repudiado entre muitos principalmente os mais tradicionais, inclusive a Igreja Católica Apostólica Romana, porem é muito comum encontrar até mesmo pastores que casaram divorciaram casaram novamente, por diversos motivos, não é difícil encontrar alguns que tem mais de 2 ou 3 divórcios. E até casamentos de pessoas do mesmo sexo já e celebrado em algumas igrejas, além dos ministérios criados pelos defensores ou praticantes dos costumes homo sexualistas, enquanto a grande maioria são contrários a estas práticas.
Para ser cristão certamente que há uma base para admissão, isto leva o convertido a renunciar seus costumes, cultura, desejos, e aceitar os mandamentos descritos nas escrituras sagradas.
A seguir vamos descrever algumas das diferenças entre grupos que se denominam cristãos e usam a bíblia como guia de pratica e fé:
Capitulo 2
Reencarnação:
Crença de que, após a morte, a alma de um ser humano retorna à vida com outro corpo (como na doutrina dos espíritas) ou a transmigração das almas ou metempsicose interpretação da reencarnação, seguida por alguns adeptos de ensinamentos orientais, que propõe que o homem pode reencarnar de modo não-progressivo em animais, plantas ou minerais. Ex: Budismo. Hinduísmo etc...
Ressureição:
Entre os quais se encontram Católicos Apostólicos Romanos, Evangélicos ou protestantes etc. „„Ressurreição dos mortos, a crença de que os mortos irão ser trazidos de volta à vida, é um componente comum de diversas escatologias, principalmente a cristã, islâmica e judaica, Sendo na doutrina cristã promessa à ressurreição dos corpos no dia do arrebatamento, ou no Juízo Final.
Capítulo 3
Diferenças
As diferenças mais significativas podemos notar no batismo, que é a porta de entrada para o plano de salvação então veja: Entre os adeptos da ressureição temos:
Batismo por Aspersão ou Efusão Chama-se aspersão ao ritual de borrifar água com o aspersório.
No batismo por aspersão, a água é borrifada, espalhada ou chuviscada sobre o batizando. Na prática, a aspersão é muito similar à efusão, na qual a água é derramada sobre a cabeça da pessoa que esta sendo batizada: Esta forma de batismo é adotada por algumas igrejas cristãs, em especial a Igreja Católica Apostólica Romana e os primeiros movimentos protestantes surgidos com a Reforma, tais como Luteranismo, Anglicanismo, Presbiterianismo, Congregacionalismo e a Igreja Metodista do Brasil.
Batismo por imersão
Ato ou efeito de imergir; mergulho, Afogar é a forma de batismo caracterizada pela imersão total em água, adotada por algumas das igrejas cristãs, especialmente, dentre batistas, adventistas, pentecostais, neo pentecostais, e antes deles anabatistas, cátaros, albigenses, e donatistas.
No entender daqueles que adotam essa forma de batismo, a própria igreja primitiva é também a forma utilizada pelos Membros de A Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias.
O que confirma a entrada de uma pessoa ou a ligação de alguém através da igreja é o batismo e vemos a importância disto quando Paulo estava em Éfeso: Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
Atos 19:3-5.
Vamos ver a diferença dos batismos realizados pelas igrejas brasileiras: As palavras ditas no ato do batismo, ou seja, na imersão: Eu te batizo em Nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo‟‟. Formula usada pelas igrejas, Pentecostais, Batistas, e Neo Pentecostais. EX: Assembleia de Deus, Batistas, Universal, Igreja da Graça, Mundial, Deus é Amor Etc....
“Em nome do Senhor Jesus te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
A Congregação Cristã no Brasil é a principal praticante desta fórmula.
“Em nome do Senhor Jesus Cristo”. Igreja Tabernáculo da fé, Igreja do Espírito Santo de Jesus, Igreja Pentecostal Seara de Jesus Cristo.
“Em nome do Senhor Jesus
Ministério Luz do entardecer, Igreja Tabernáculo, Igreja Pentecostal Unida do Brasil-IPUB, Igreja Cristã Apostólica Pentecostal.
Existem ainda os grupos com fé distinta no tocante a divindade, uns crêem na Trindade, O Pai, O Filho e o Espirito Santo, como pessoas distintas que comungam o mesmo propósito e Justiça.
Unicistas ou unitaristas: Os que têm a fé que existe um só Deus em pessoa Una. Reconhecendo apenas o Pai, ou o Filho e não crêem na existência do Espírito Santo como formação ou parte da pessoa divina.
Existe um grupo que difere as duas praticas acima citadas, Crêem que é um só Deus, com três manifestações distintas, tornando um Deus triuno, tendo como diferença da trindade: Uma divindade com três Manifestações distintas, enquanto para a Trindade são três pessoas distintas formando uma divindade.
Tudo que até aqui apresentamos foi para dar uma visão mais ampla, a partir daqui vamos buscar nas escrituras respostas que nos mostre se todas estão certas ou se devemos garimpar conhecimento para chegar a um modelo que aponte para a igreja de Cristo edificada através dos apóstolos.
Mais de 2.000 anos passados desde o início do ministério de Jesus e muitas doutrinas ficaram perdidas, e que tinham posicionamentos distintos como Cátaros, Arianos, Gnósticos etc... A partir daqui segue nosso artigo como fonte de reflexão, não faremos menção ou referência a nenhuma prática fé ou organização religiosa, vamos usar como base somente as escrituras, podendo citar fatos históricos para criar parâmetro de comparação ou comprovação, mas tendo como estrutura central as escrituras sagradas.
Capitulo 4
Profecias Messiânicas São inúmeras as profecias feitas pelos profetas que falam sobre o Messias, nestas profecias podemos citar muitas que só em Jesus se cumpriram com tanta exatidão, vamos citar apenas algumas das que aconteceram para certificar que ele é o Messias.
1ª PROFECIA:
Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. (Isaías 7:14)
Cumprida em Jesus:
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. (Mateus 1:18-23
2ª PROFECIA:
O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; saías 61:1, 2
Cumprida em Jesus:
Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galileia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor. E ensinava nas suas sinagogas, e por todos era louvado. E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. Lucas 4:14-21 (O Próprio Senhor Jesus trazendo a Revelação.)
3ª PROFECIA:
O MESSIAS NASCERÁ EM BELEM E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. (Miquéias 5:2)
Cumprida em Jesus:
E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. (Mateus 2:1,2)
4ª PROFECIA:
JESUS CHEGA MONTADO EM UM JUMENTO Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. Zacarias 9:9
Cumprida em Jesus:
E, quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazeimos. E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor precisa deles; e logo os enviará. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz: Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, ; E sobre um jumentinho, filho de animal de carga. (Mateus 21:1-5).
Algumas que cumpriram nas ultimas 24 horas de vida de Jesus
5a PROFECIA: O MESSIAS SERIA TRAÍDO POR UM AMIGO
O Salmista Davi escreveu: “Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar” (Salmo 41.9). No Salmo 55, versos 12 a 14, o Salmista volta profetizar essa traição: “Com efeito, não é inimigo que me afronta: se o fosse, eu o suportaria; nem é o que me odeia que se exalta contra mim: pois dele eu me esconderia; mas és tu, homem meu igual, meu companheiro, e meu íntimo amigo. Juntos andávamos, juntos nos entretínhamos, e íamos com a multidão à casa de Deus.” 1.000 anos antes já estava falando da traição de Judas a Jesus Cristo.
Cumprida em Jesus:
Falava ele ainda, e eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande turba com espada e cacetes, vinda da parte dos principais sacerdotes e dos anciãos do povo. Ora, o traidor lhes havia dado este sinal: Aquele a quem eu beijar, é esse prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve, Mestre! E o beijou. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que vieste? Nisto, aproximando-se eles, deitaram as mãos em Jesus, e o prenderam.” Jesus sabia que ali estava se Cumprindo as escrituras,”Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair”. João 13:21„‟ „„Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. (Mateus 10:4„‟)
6a. PROFECIA: O PREÇO DA TRAIÇÃO
Zacarias mais de 500 anos antes do nascimento de Jesus profetizou que ele seria vendido por 30 moedas. „„Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata. (Zacarias 11:12‟‟)
Cumprida em Jesus:
E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata, Mateus 26:15
7a. PROFECIA:
O MESSIAS SERIA ACUSADO POR FALSAS TESTEMUNHAS “Falsas testemunhas se levantaram; depuseram contra mim coisas que eu não sabia. (Salmos 35:11).
Cumprida em Jesus:
Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte; E não o achavam; apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, não o achavam. Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas, E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias. (Mateus 26:59-61)
8a. PROFECIA: HUMILHADO PERMANECEU CALADO
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Isaías 53:7
Cumprida em Jesus:
E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Disse-lhe então Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti? E nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o governador estava muito maravilhado. Mateus 27:12-14
9a. PROFECIA: O SOFRIMENTO DO MESSIAS QUE SERIA AÇOITADO E FERIDO
As agressões sofridas por Jesus foram profetizadas por Isaías e por Zacarias: “Mas ele foi ferido por causa das nossas 16 transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”. (Isaías 53:5) E se alguém lhe disser: Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos. (Zacarias 13:6)
Cumprida em Jesus:
Então Pilatos lhes soltou Barrabás; e, após haver açoitado a Jesus, entregou-o para ser crucificado” (Mateus 27.26).
10 a. PROFECIA: O MESSIAS É HUMILHADO ESBOFETEADO E CUSPIDO
As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam. Isaías 50:6 O Profeta Miqueias que viveu entre 750 e 680 A.C sendo contemporâneo de Oseas e Isaias, também profetizou a cerca deste martírio de Jesus. „Agora ajunta-te em tropas, ó filha de tropas; pôr-se-á cerco contra nós; ferirão com a vara na face ao juiz de Israel. (Miquéias 5:1)
Cumprida em Jesus:
Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam, (Mateus 26:67) E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. (Lucas 22:33).
11 a. PROFECIA:
Todo Joelho se dobrará. Isaías 45:23- Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.
De mim se dirá: Deveras no Senhor há justiça e força; até ele virão, mas serão envergonhados todos os que se indignarem contra ele. (A.C.F) O Verso 24 na sociedade Bíblica Britânica: Tão somente em Jeová, dir-me-ão, há justiça e força. A ele virão os homens, e serão envergonhados todos os que se indignarem contra ele.
À Cumprir-se em Jesus:
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:10-11.
Capitulo 5
Divindade
Precisamos antes de tudo entender a divindade como esta escrito: Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar (Mateus 11:27). Não podemos crer em um deus como dizem os homens, nosso Deus criador é apresentado pelos relatos bíblicos, e precisamos ter com clareza, as escrituras o descreve como único, vamos observar as características descritas por Isaías para conhecermos o verdadeiro Deus “Único, Triuno ou trindade”?.
Vamos entender: Isaías 43:10-12 Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus.
Isaías 44:6, diz: Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. Isaías 45:21-22: Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim. Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
Quanto isso há concordância é a palavra de Deus, a interpretação começa confundir a partir deste ponto, vejamos a seguir.
O Pai é o Criador e bíblicamente, sem questionar tradução ou idioma encontramos o Tetragrama YHWH que tem em sua transliteração que pode ser Yauh, Javé, ou Yahweh, Jehovah ou Jeová, na língua portuguesa, O Senhor.
O Filho Jesus é o Salvador:‟ E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Mateus 1:21‟‟ (O nome do Filho em Português é Jesus, a diferença se da pelo idioma falado, dependendo o lugar ou tradução, pode ser Yausha, Yeshua, Yehoshua, Yoshua, Jesus, na Irlanda é Íosa, no Haiti Jezi.) O Nome é um registro de como somos reconhecidos e foi nos apresentado o filho do Altíssimo criador como Jesus.
O Espírito Santo é o Consolador: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. João 14:16,17.
Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:25,26,
Importante observar que o menino Jesus, não nasceu Jesus Cristo, era apenas o menino Jesus filho de José e Maria, aos olhos humanos era uma criança normal, ninguém sabia que era o próprio Deus em carne, em nosso meio, Cristo quer dizer o enviado o Ungido, como disse Pedro: Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo Atos 2:36.
Cristo Do latim “Christu”, derivado do grego “Khristós”, que significa “ungido”, Vemos ai três manifestação distintas, mas para classificar como pessoas distintas teríamos que negar a palavra que diz Deus é Único, mas vamos ver o que pensa cada um desses grupos e o que diz as escrituras. Trindade: A doutrina cristã da Trindade (do latim trinetas "tríade", de trinos “triplos”) define Deus como três pessoas consubstanciais distintas: o Pai, o Filho Jesus e o Espírito Santo; (“um Deus em três pessoas”).
As três pessoas são distintas, mas são uma "substância, essência ou natureza". Neste contexto, a "natureza" é o que se é, enquanto a "pessoa" é quem se é. Citada pela primeira vez por Tertuliano no tratado (Adversus Praxean) este defendia a unidade da divindade enquanto Tertuliano se opunha ao ensinamento de Praxean, e uma curiosidade é que Tertuliano tendo essa contribuição nunca foi reconhecido como santo pela igreja.
Os defensores se baseiam em alguns textos bíblicos ex: Gênesis 18:2,3 Tendo ele levantado os olhos, olhou e eis que três homens estavam de pé em frente dele: quando os viu, correu da entrada da tenda para os receber, prostrou-se em terra. E disse: Senhor meu, se tenho achado graça nos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo:
Como Vimos o termo trindade não existe na Bíblia e se tornou usual pós terceiro século, já na nova aliança, então vamos observar: E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:16-17
Obs: O homem Jesus sendo batizado ali está o filho, o céu se abre e Deus fala este é meu filho. Deus é espirito (Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24).
O Espirito de Deus em forma de uma pomba veio sobre ele, vamos entender Deus é um espirito que tem espirito, porque o espirito de Deus veio sobre ele uma pomba não uma pessoa, seria o espirito o próprio Deus isto tem comunhão com João 1:1 e 14. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. João 1:1 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. “João 1:14”, o homem Jesus recebe o espirito do Pai.
Outra passagem Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu. João 14:28 O Homem Jesus em carne é o filho de Deus Mateus 1:20... O que nela esta gerado é do Espirito Santo. 23 (Vou e Venho para vós, Jesus subiu como corpo glorificado recolhendo no céu corpo transformado e voltou ele mesmo como espirito Santo. Onde esta o corpo a parte carnal de Jesus, ela foi elevada aos céus Atos 1:9, visto por Estevão, ““ (Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; Atos 7:55), O Espirito no Trono o corpo glorificado de Jesus o filho carnal ao lado do Ser Espiritual o Espirito que nele esteve aqui na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19. Esta ordem imperativa é a base para realização do batismo, nas igrejas trinitárias ou defensoras da trindade. Deus Único: Pensando Em um Único Deus, ou seja, em única pessoa, os argumentos que embasam esta linha de fé, requer uma atenção especial e apontam para Jesus, vamos iniciar olhando para Isaias 40:11 Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. A Salvação está em Jesus se ele for a segunda pessoa então não poderia ser o Salvador, pois o pai disse que fora dele não há salvador, mas Atos 4:12, diz em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Em Mateus 1:20 o anjo do Senhor disse a José que era aquele menino que salvaria o seu povo dos pecados. No evangelho de João 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Este capitulo diz que no principio era o verbo que quer dizer palavra, a palavra estava com Deus e a palavra era Deus tudo foi feito por ele. João 1:10-11 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Veja que ele esta no mundo, a palavra estava no mundo na pessoa de Jesus, o mundo não o reconheceu, veio para os seus os judeus que o rejeitaram, mas como Deus estava em Jesus, leia o verso 1:14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
Então João esta testemunhando que Deus era o Verbo, o verbo estava com Deus, tudo foi feito por ele pelo verbo, pois tudo foi feito pela palavra, Genesis 1, E disse Deus..., e disse Deus etc., e o verbo que era Deus se fez carne e habitou entre nós, em forma humana homem Jesus.
Em Joao 14: temos um grande esforço de Jesus pra mostrar que ele e o Pai são a mesma pessoa. “Talvez você tenha ouvido algum pregador dizer por que está escrito ninguém vai ao pai se não por mim, isso é muito bonito só que está escrito diferente, veja:” Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 Jesus fala do Pai apontando para si mesmo. Do verso 7 ao 10 diz: Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
Perceba que as palavras ditas, as obras realizadas não era fruto do homem Jesus, era o espírito do pai que estava nele fazendo as obras.
Jesus deixa claro que seus discípulos ainda não o conheciam, não viam nele ainda o pai, quem vê a mim vê o pai, pois ele é o Verbo que se fez carne, Felipe insiste pedindo mostra nos o pai, Jesus novamente aponta para si, dizendo você quer ver o pai olha aqui estou com vocês a tanto tempo as palavras de sabedoria que digo é o pai falando, pois o pai é o espírito que habita aquele tabernáculo.
Muita confusão se dá porque o homem Jesus disse: Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu. (João 14:28) O Homem Jesus em carne dizendo vou para o Pai Espírito, disse que ia mas voltaria, a pergunta onde esta o corpo do homem Jesus, subiu foi para junto do trono do pai.
Não ficou aqui na terra, ele como homem reconhecia ser menor porque o Pai era o espírito que habitava naquele corpo, e que estava assentado no trono. No verso 12 o homem Jesus diz que vai para o pai que está na gloria, e onde está o corpo de Jesus glorificado, no céu.
Em vida o filho o homem carnal a matéria estava falando, mas a partir do verso 16, até o 18, tem um grande mistério é o texto usado para dar base ao ensinamento da trindade, mas é o mesmo texto usado para provar a unicidade de Deus em Jesus, veja: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. João 14:16-18 Agora em João 16:7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. Se fosse pessoas distintas estaria aqui uma contradição, pois em João 14: 16 ele diz que pede ao pai que envie o consolador, em João 16:7 ele diz que ele mesmo é quem vai enviar, isto depois de ter afirmado que é ele que vai voltar.
Aqui esta Jesus o homem que vai ser crucificado, ele assume a responsabilidade de pedir ao pai, que está na gloria é o espírito, para que de ao povo outro consolador o Espírito Santo que vai ficar para sempre, aparentemente seria três pessoas distintas, mas agora ele vai revelar quem é o pai, quem é ele como filho e quem é o consolador: tudo é ele e começa dizendo o Espirito da verdade, que o mundo não recebe porque não conhece, mas vocês conhecem, porque, Ele habita com vocês, quem habitava com eles era Jesus homem e acaba de revelar que ele é o espírito da verdade o mesmo consolador que estará em vós, percebem Jesus então assume que ele é o espírito da Verdade o consolador, é ele que vai como filho e volta como Espírito Santo, no verso 18, se revela como pai quando diz não os deixarei órfão, só o pai pode deixar alguém órfão não há como ser órfão de outra pessoa a não ser do pai, e encerra assumindo mais uma vez que ele é o mesmo que vai voltar “Voltarei para vós”. (O Próprio Jesus estava falando como Filho, se revelando como Pai “Não Vos Deixarei Órfão”. Como Espírito Santo “Voltarei para Vós”). Seguindo esse raciocínio ficou claro que quem vai permanecer é o espírito Santo, este vai receber quem guardar seus mandamentos, se for três pessoas distintas então receberia parte da divindade um terço de Deus, agora analise: Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. João 14:23 28 Aquele que recebe o Espírito Santo, Jesus diz que o pai e o filho vira e nele fará morada, então seria os espíritos santos porque seria os três, mas como vemos que o Pai é espírito, o filho é o espírito que se fez carne, e o Espírito Santo o enviado o Cristo e o pai é a mesma pessoa Mateus 1:20 diz o que nela está gerado é do Espírito Santo, em outras palavras fica tranquilo Maria não te traiu o pai desta criança é o Espírito Santo e segue no verso 23: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conôsco.
(O Espirito Santo sendo terceira pessoa distinta não poderia ser pai do filho que seria segunda pessoa da trindade.
Veja alguns exemplos a seguir: Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:19
E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer. Apocalipse 22:6 “Quem falou estas palavras foi o Deus dos Santos Profetas, ele quem enviou o anjo: vamos ver quem, é ele e quem é o anjo”? Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. Apocalipse 22:16 29
Jesus veio em carne viveu como homem: Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Filipenses 2:6-8
O Verbo que se fez carne, o Deus encarnado se esvaziou para viver em igualdade entre os homens, Então ficou passivo as mesmas paixões, vivia como homem mortal, a manifestação como Pai é espírito e nunca foi visto por homem (João 4:24) por isso Jesus orava e clamava ao Pai, espírito que detinha o poder e fazia as obras, Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Efésio 4:6 Assim como somos corpo alma e espírito, três distinção isto não nos faz três pessoas, assim é Deus. Podemos ser, pai, para nossos filhos, para o cônjuge esposoou esposa, ainda ser o Motorista, o mecânico, O porteiro, nossas diversas atribuições não nos faz, pessoas distintas e sim uma pessoa com diversas atribuições, compromissos e realizações.
Assim como somos corpo alma e espírito, três distinções em um ser assim é Deus.
Você em casa para sua esposa é o esposo, para seus filho é o pai, na igreja é o irmão, na empresa o funcionário ou patrão, em cada um destes lugares tem atribuição distinta, mas isso não o torna várias pessoas, o Mesmo é Deus sendo único, como Pai ele criou, como Filho ele salvou e como Espírito Santo ele consola.
No livro de Mateus 28:19 diz Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Porém aqui não esta acontecendo um batísmo, Jesus esta dando uma ordem eles deveriam ir e ensinar aquele que ouvir e crer vai aceitar e ai será batizado,ali não está acontecendo o ato, precisamos ver os apóstolos cumprindo a ordem.
Onde está nas escrituras o nome do Pai o nome do filho e o nome do Espírito Santo, precisamos ver os apóstolos batizando para ver como eles aplicaram o nome.
se consideraram Deus único ou trino.
Se há um único Deus que manifestou na criação como PAI, na Salvação como FILHO e na consolação como o enviado o ESPÍRITO SANTO, qual é o seu nome: vou usar a Bíblia ACF como fonte.
Qual é o nome do Pai? Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela. (Isaías 42:5)
E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus TodoPoderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido. (Êxodo 6:3) O Senhor é homem de guerra; o Senhor é o seu nome. (Êxodo 15:3) Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. (Isaías 42:8) Fica evidente que o nosso idioma traz a nós o nome do criador como o Senhor, como demonstrado acima. Mas não quer dizer que Jeová, Javé, Yauh, Yahweh, estejam errados de forma alguma o que se tem acima é a transliteração do tetragrama YHWH, a diferença se da por questões de diferentes idiomas.
Nome do Filho? Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6)
Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. (Mateus 1:19-23)
E o nome do Espirito Santo ? Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João (14:26)
Como lemos acima o enviado de Deus o ungido, o Cristo.
Confirmado por Pedro: Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. (Atos 2:36).
Considerando que pai é um Título, assim como filho e espírito santo, podemos afirmar pela bíblia certificado nos textos anteriores que o nome do pai é o Senhor do filho é Jesus e do Espírito Santo é Cristo.
O Senhor Jesus Cristo, é o único Deus que foi pai na Criação, filho na salvação e consolador. Capitulo 6
Vida de Jesus
Pouco se sabe sobre o que aconteceu na vida de Jesus, entre 12 e 30 anos, considerando a cultura daquele povo e Jesus era parte deste povo com seus costumes, prova disso é o fato que ao nascer foi apresentado segundo a lei de Moisés: E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de nascer.
E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (Lucas 2:21, 22).
Segundo o judaísmo é com 13 anos que o menino se torna capaz e responsável pela sua fé é quando realiza o Bar Mitzvá, é quando marca a maioridade religiosa do judeu, isto coincide com o período pós ultimo registo da aparição de Jesus aos 12 anos no templo.
A partir daí são 18 anos que não se sabe ao certo onde Jesus Andou, o que fez até iniciar seu ministério com aproximadamente 30 anos, dando inicio ao período Graça.
De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. (Hebreus 7:11-12)
Capitulo 7
Como iniciou a Igreja de Jesus.
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. (Mateus 3:16)
A partir dai Jesus começou a reunir seus Apóstolos, e começou ensinando formando um corpo ministerial que mais tarde seria os primeiros trabalhadores da igreja que ele iria edificar, Jesus ai fala de um evangelho singular.
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batísmo; Efésios 4:4-5.
Esse versículo é rotineiramente mal interpretado, usam para dizer já foi batizado, não pode batizar de novo, mas ai esta dizendo que os pertencentes da igreja de Cristo fazem parte do mesmo corpo, tendo o mesmo espírito, crendo no mesmo Senhor e terão o mesmo batísmo.
Como está em Atos 19:1-5 Muitos segredos não foram revelados a todos, apenas aos escolhidos, vemos isto em Marcos, e quando se achou só, os que estavam junto dele com os doze interrogaram-no acerca da parábola. 35 E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados. (Marcos 4:10-12) A pergunta é Jesus não veio por todos, então porque a estes foi revelado e aos demais ocultado, estes homens foram escolhidos para ser os primeiros sacerdotes da igreja que Jesus veio edificar, é por isso que precisamos observar como eles fizeram, pois eles foram incumbidos de ir fazer discípulos, ensinar e batizar, com autoridade que os que crer serão salvos os que rejeitam serão condenados, mas crer no que, no evangelho que eles trouxeram, pois aprenderam do próprio Senhor Jesus, cabeça desta igreja.
Precisamos observar, porque se alguém fizer diferente deles que receberam de Jesus, estarão mudando o ensinamento e com ordem de quem mudaram, A Promessa Com relação ao ministério de Jesus, veja o que ele mesmo disse: Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. (Mateus 16:15-19).
Jesus Fez uma promessa para Pedro que edificaria a sua igreja, uma igreja singular, a Pedro daria as chaves do Reino do Céu e o que ele ligasse na terra seria ligado no céu, esta igreja vence o inferno, e a promessa de estar ligado no Céu depende de ser ligado aqui na terra.
Então para ser Cristão preciso fazer parte desta igreja, e para isto saber onde ela foi edificada, que chave e esta, quando Pedro a recebeu, que porta abriu usando tal chave, quem Pedro ligou na terra e como estes foram ligados por Pedro, eu fui ligado da mesma forma, entrei pela mesma porta que Pedro Abriu.
Entendendo que não se fala de uma placa, a igreja de Cristo tinha compromisso com uma mensagem um evangelho, então é preciso saber qual era a mensagem, a doutrina os ensinamentos e conceitos desta igreja, veja o que disse Jesus : E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Mateus 24:14),
Em Lucas 24: retrata o encontro de Jesus com os apóstolos a pós a ressurreição pouco antes de ascender ao céu e no versículo 45 ele abre o entendimento da um dom especial de compreensão das escrituras.
Observa-se que o livro de Atos é onde irão colocar em prática todo o ensinamento recebido, já no capítulo 1 ele surge com provas infalíveis, fica por 40 dias falando a cerca do Reino e dando instruções, recomenda que permaneçam em Jerusalém até ser revestidos de poder, o que acontece no Dia de Pentecostes com a descida do Espírito Santo.
No dia de Pentecostes estava acontecendo a tradicional festa e os discípulos permaneciam ali fiéis à ordem de Jesus, quando aconteceu o grande fenômeno um som como que fosse vento e línguas como se fosse fogo pousou sobre os presentes, todos ali estavam certos que estava acontecendo algo sobre natural, para alguns a manifestação do espírito de Deus, para outros eram embriagados.
Capitulo 2 verso 14 a seguir Pedro se coloca em pé e começa um discurso na presença de todos os apóstolos, o que é a primeira pregação da igreja de Jesus e encerra no verso 36 de Atos 2, dizendo: Saiba toda casa de Israel que a este Jesus que vós crucificastes Deus o Fez Senhor e Cristo.
Esta igreja recebeu a incumbência de ligar as pessoas na terra, para estar ligadas no céu, e isto se dá através do batismo, enquanto o discípulo não é batizado e considerado visitante ou testemunhado, só passa ser considerado membro depois do batismo.
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:15-16)
O Ide registrado em Mateus 28:19 diz Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mateus 28:20).
A maioria das denominações usam esta formula para batizar, com o pretexto que foi ordem de Jesus porém aqui não está acontecendo um batismo, é uma ordem que devem ir ensinar sobre Jesus, tornando discípulos seguidores de Jesus ai batizar e ensinar guardar tudo que o Senhor havia ensinado.
Os primeiros batizados: Pedro continua pregando em Atos 2:37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Era uma igreja que vivia a comunhão, estavam sempre juntos nas casas ou no templo, e dia após dia o Senhor acrescentava a igreja aqueles que haviam de se salvar (Atos 2:36-47).(Resumo) Observe que a pergunta foi feito a Pedro e aos demais apóstolos, inclusive Mateus, lá na ordem de Mateus 28:19 esta o batismo EM NOME DO PAI,DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO. O texto é claro, ali não está acontecendo um batismo é uma ordem e antes de batizar terão que pregar gerando arrependimento, para depois levar ao ato batismal, Na hora de executar Pedro fez em nome de Jesus Cristo, teria Pedro descumprido ou alterado à ordem de Jesus, se assim fosse Mateus o teria repreendido, mas não há correção, o fato é que os primeiros cristãos foram ligados na terra com o batismo em nome de Jesus Cristo, importante deveriam se arrepender, mas o arrependimento não era suficiente porque não gerava perdão, este só viria com o batismo em Nome de Jesus Cristo. Para entender vamos ver os outros batismos realizados pelos demais apóstolos, para ver se havia ou não o mesmo entendimento e pratica entre eles ou se cada um fazia de um jeito.
Quando começamos frequentar uma denominação somos visitantes só somos parte quando recebemos o batismo, então somos ligados na terra, para estar ligado no céu, lembra acima a promessa diz respeito a vós vossos filhos etc... E pelo tipo de batismo é que identificamos em que igreja estamos ligados na terra, por isso membros de igrejas com batismos diferente não se consideram irmãos, ex: católico não considera evangélico irmão ou vice versa, porque o batismo é diferente, entre os evangélicos ou protestantes também se for diferente o batismo, não podem entrar em comunhão. Veja Atos 19:1-5 que Paulo batizou pessoas que já eram batizadas mas para ver o ponto de comunhão ele fez a pergunta: em que sois batizados então? Tudo é feito em nome de Jesus conforme esta em Colossenses E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Colossenses 3:17 É assim que estabelecemos nosso relacionamento com Deus e praticamos: Quando responde ao apelo: Aceita Jesus como seu único e suficiente salvador? Doença eu te repreendo em nome de Jesus, Espirito do Mal sai em nome de Jesus.
Obras de macumba, bruxaria, feitiçarias, enfermidades eu te destruo em nome de:... E ai por diante veja tudo e feito em nome de Jesus, a salvação, cura, libertação é tudo em nome de Jesus, lá em Mateus era uma conversa informal entre mestre e discípulos que já conheciam o nome.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12
A salvação esta no nome de Jesus pois o nome representa a pessoa.
Alguns batismos relatados a seguir. Realizados por Felipe: Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. Atos 8:12 Veja que a base da pregação de Felipe era o Reino de Deus, e o Nome de Jesus Cristo. Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.
Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Atos 8:14-16
Mordomo da Rainha: E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. Atos 08:37-38
Batismo realizado por Pedro: E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da corte chamada italiana, Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio.
O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Este está hospedado com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer. Atos 10:1-6
Veja um homem de fé temor e retidão diante de Deus, o Anjo do Senhor veio a ele e disse seus atos estão chegando diante de Deus, mas faltava algo e ele teria que ouvir de Pedro, porque o Anjo do Senhor não disse a ele? JESUS tinha dito que para ser salvo teriam que crer em sua palavra que aos apóstolos foram confiadas, agora continuamos em atos 10, e Pedro prega Jesus a esta família, o Espírito Santo vem sobre eles e Pedro deu a ordem do Batismo.
Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor.
Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias. (Atos 10:47,48)
Para que eu possa receber como herança a promessa de Jesus, preciso estar na igreja dele a igreja que ele vem buscar, sua noiva para isso tenho que ter a mesma Fé, O mesmo Senhor, e o mesmo Batismo como esta em (Ef 4:5). Este é o entendimento de Paulo em Atos 19:1-5. E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia 44 de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
Para saber se eram ou não de Cristo só tinha um jeito, pelo batismo então perguntou em que sois batizados então, no batismo de João o mesmo que Jesus tinha recebido, mas então o que mudou se antes valia agora não vale mais, era lei agora é graça, a igreja de Jesus agora existe, mesmo eles estando batizados precisaram ser batizados em nome do Senhor Jesus. Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Romanos 6:3- 5.
Batizar repetindo as palavras “em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo” é repetir a ordem de Jesus e ordem e ordem é para ser cumprida, causa preocupação porque Jesus disse que nessa mensagem quem crer e for batizado pelos apóstolos será salvo se não crer será condenado, não há um batismo feito diferente o único diferente foi refeito por Paulo. Veja o que Paulo a alegoria que representa os 2 consertos, e traz Abraão uma figura de Deus e Sara figura da igreja da Promessa e Agar a igreja escrava escrava.
Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforçate e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.
Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre. (Gálatas 4:21-31).
Os 02 eram filhos de Abraão, que é uma figura de Deus Sara e Agar uma figura da igreja.
O Senhor é o noivo o esposo, a igreja é a Noiva a esposa neste caso a verdadeira filha da promessa representada por Sara e a que nasceu segundo a carne representada por Agar e as duas geram filhos mas a herança vem pela mãe vai ter parte na herança os filhos da promessa.
A igreja da promessa nasceu na pregação de Pedro batizando em Nome de Jesus Cristo, e a que nasceu segundo a carne é a que não cumpre a promessa e faz diferente, mudou sem ter autorização para fazer.
Pedro falando de Jesus disse: O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. Atos 3:21.
Capitulo 8
Reforma X Restauração
Reforma Substantivo feminino Ato ou efeito de reformar, de atribuir uma forma melhor, de corrigir.
Nova organização, nova forma Ao realizar uma reforma você leva em conta a sua necessidade, e os recursos disponíveis não considerando características primarias e o projeto original.
Restauração Ato ou efeito de restaurar; restauro. conserto de coisa desgastada pelo uso; reparo, restauro. A restauração é ao contrario ela obriga a volta ao projeto original, independente dos recursos disponíveis e da mudança cultural, tecnológica, climática e da sua necessidade.
Como vimos anteriormente Pedro fala sobre restauração a necessidade de voltar ao estado anterior original, a reforma que iniciou se em 1517 com Martinho Lutero foi um passo importante, lançar luz sob a escuridão mas como dito foi o inicio e continua acontecendo cada vez que uma casa sofre nova reforma mais se afasta da originalidade, Voltar ao original restaurar o que existia com todo cuidado para não esquecer de nada fazer com que a aparência e conteúdo seja o mesmo do principio que consta no projeto original é a missão da igreja.
Um dos pontos negativos nesse processo de reforma que ainda continua é o fato de a igreja reformada está a cada dia com a porta mais larga.
Capitulo 9
Características da Igreja Primitiva Para falar da igreja primitiva aquela que é obra das mãos dos apóstolos onde eles serviram, precisamos levar em consideração além do batismo outras linhas doutrinárias que difere esta igreja das religiões existentes já na época de sua edificação, como já vimos anteriormente o ministério de Jesus nasce em meio a um emaranhado de religiões e já se faziam diferentes conforme comparamos anteriormente, os Saduceus, Fariseus, Herodianos, Zelotes etc... Século 21 traz o desafios a quem quer ser discípulo de Jesus, mas não é diferente daquela época quando existiam as religiões com seus lideres empoderados administrando grandes sinagogas, administrando o sinédrio exercendo grande poder no controle social e de repente aparece Jesus com alguns seguidores dizendo ser o Messias e pregando contra as praticas daqueles que se beneficiavam do exercício da fé e pela cegueira e ganancia não perceberam quem era realmente que estava andando entre eles e por isso não o receberam, hoje segue a mesma coisa, milhares de igrejas com foco no poder terreno construção de patrimônio formando batalhões de religiosos enquanto a igreja de Jesus passeia entre eles com pequeno povo e vai sendo rejeitada, ignorada e humilhada.
Vamos listar aqui algumas diferenças entre igreja contemporânea e a igreja de Jesus Cristo edificada pelos apóstolos :
Contemporânea 01 - É dividida comandada por 01 homem que diz o que é certo ou errado, conforme o que ele entende e assim cria regras incontestáveis sem a participação da igreja.
Primitiva 01- Era única tinha Jesus Cristo como pastor. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. João 10:16 .
As questões eram tratadas em forma coletiva e as decisões valiam para igreja em toda a terra Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
Atos 15:6
Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. Atos 15:22
Contemporânea 02- A comunhão não é algo visível entre os membros, a igreja precisa se esforçar para ser aceita e respeitada, e o trabalho do corpo ministerial intenso para agregar as pessoas.
Primitiva 02 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:46,47
Contemporânea-03 – Por uma má interpretação de Ml 3:10 Muitos pregam que para alcançar algo do céu você deve ser fiel em Dízimos, fazer ofertas e votos financeiros muitas vezes sacrifícios que atentam contra a honra do membro, algo do tipo de o dinheiro do seu aluguel deixando o inadimplente ou outras coisas semelhantes.
Igreja Primitiva 03- Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Atos 8:20.
Contemporânea 4- Campanhas de prosperidade, que aplicam o contexto do Pai bondoso que estando alegre com o filho da a ele tudo que pede, e mergulhando no velho testamento falam da prosperidade de alguns personagens como, Abraão, Jacó, Salomão etc... deixando impressão que prosperidade é sinal de obediência.
Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos. Ageu 2:8 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. Gênesis 12:1,2
Primitiva 04 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6:19-21 Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento. Mateus 10:9,10
Contemporânea 5 - Pregadores cobrando para ir pregar, cantores cobrando para participar de culto, buscando personalidades e famosos para atrair multidões, outras cobram para batizar etc...
Primitiva 05- E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10:7,8.
Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. Atos 6:3,4
Contemporânea 6 A igreja que tem Cantores ou pregadores famosos Atraem multidões, as pessoas vão para ouvir o que o homem tem a dizer e com isso acabam formando ídolos vivos na igreja.
Igreja Primitiva: 6
Veja como Jesus Apresenta João: 51 Mas que saístes a ver? um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta.
Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu anjo diante da tua face, O qual preparará diante de ti o teu caminho. E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele. Lucas 7:26-28
Agora veja como João se apresenta: É necessário que ele cresça e que eu diminua.
Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos. João 3:30,31
Contemporânea 7
O Homem exige reconhecimento, e de forma indireta se apresenta como o Semi Deus o escolhido, não pode ser contrariado não pode ser questionado exige ser respeitado conforme títulos que possui, nem pense chegar a um pastor, Bispo ou Apostolo (Dias atuais) e tratar-los como um igual, exigem honras, gostam das manchetes dos elogios e aplausos. Mesmo de forma indireta ou implícita querem ser adorados.
Igreja Primitiva: 7 Agora veja como os Nossos irmãos do passado agiram 52 E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou.
Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. Atos 10:25,26
E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes. Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando, E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;
Atos 14:13-15 Obs:
A Palavra não é do homem é de Deus, então porque buscar pregadores que muitas vezes são cheios de sabedoria humana, Deus usa quem ele quer, da os dons a quem quer temos que buscar e em nosso meio Deus escolhe a quem revelar a palavra e capacita. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. Lucas 24:45